terça-feira, 10 de março de 2009

Jornal da Ciência

Desde praticamente o começo do ano tem estado na entrada da escola um placard com notícias de ciência. As notícias vão sendo intervaladas entre BG e FQ.
O que aconteceu recentemente é que foi chato. Durante a semana passada o cartaz foi vandalizado, arrancado do sítio e colocado no lixo. Ainda foi possível recuperar o placard do lixo, mas já não estava em condições.
Isto é francamente triste e um estagiário acaba por perder a vontade de continuar com a iniciativa. Dantes um estagiário ainda recebia dinheiro durante o estágio, agora não. Agora temos de continuar a pagar propinas e não recebemos um chavelho. Ou seja, todo o material que um professor estagiário usa, oferece ou traz para a aula sai-lhe do bolso. Então, estando quase a tempo inteiro na escola, e ainda a pagar a universidade, refeições e um quarto alugado, de onde vem o dinheiro? Esse é um problema a que ninguém de direito ou em lugar de poder de decisão quer responder ou arranjar alternativas ou apoios. Os estagiários vão prescindindo de certas coisas, cortando aqui e ali, deitando a mão às poupanças e… O placard da ciência era um exemplo de uma coisa que, para além de tempo e dinheiro tinha alguma paixão ali por detrás. Depois de ver como foi tratado fica a pergunta: Vale a pena?
Recomeçar implicaria mais tempo e dinheiro, e tendo os vândalos ficando impunes, facilmente, por terem escapado com destruição de propriedade privada dentro de um recinto escolar, iriam rapidamente tentar fazer a mesma coisa.

domingo, 8 de março de 2009

Limpar o Pó

Isto estava desactualizado, mas com força. Desde o ano passado que não fazia uma actualização. A Maria João ainda fez umas, mas agora que está de baixa de maternidade ainda ia passar mais tempo sem poder por aqui passar. Quer dizer, até pode passar por aqui e escrever alguma coisa, como vai, e como vai o bebé dela, mas não precisa. Eu no entanto, que ainda estou em activo no estágio, e que esta iniciativa conta para a minha nota e desempenho é que não me posso desleixar muito mais. Ainda tive desculpa por ter tido umas aulas para dar e preparar, depois o dia do patrono, mas agora que só volto a dar aulas para depois da Páscoa…

Desde já peço desculpa por não ter colocado as apresentações mais recentes por aqui, acho que isso teria sido correcto, tendo em conta o teste que fizeram com toda a matéria de Biologia.

De qualquer modo, durante esta semana as coisas serão corrigidas.

O dia do patrono foi interessante e tive algumas ideias para alguns posts que estou para colocar aqui.
Achei estranho não haver actividade nenhuma relacionada com filosofia… Matemática que é algo mais aborrecido tinha, mas filosofia não. Talvez seja a falta de popularidade (boa ou má), mas se fosse tão popular como, digamos, futebol, as coisas seriam diferentes, basta ver:



E uma aproximação ao mesmo problema, mas desta vez nacional.