segunda-feira, 22 de junho de 2009

Está aí alguém?

Nem interessa. Durante os próximos tempos, por um pouco de ócio e de diversão, vou postar mais umas coisas.
A ciência é algo que fascina quem a estuda. E não tenham ilusões, no liceu não se estuda ciência. O objectivo actual do sistema de ensino é preparar os alunos para passarem nos exames. No começo do ano aparece uma lista, em termos gerais, do que poderá lá aparecer. Conjuntamente há directrizes sobre o que se pode e se tem de dizer e não se pode dizer nas salas de aulas. Muitos professores preferem então simplificar as coisas, e optam por dar a matéria com uma serie de exemplos simples, mas que deram provas de terem funcionado. No entanto toda a gente sabe que nos exames nacionais os exemplos não são triviais. Além disso, os exercícios são a conjunção de várias partes da matéria.
Mas afinal é assim que é o mundo. Não há barreiras na realidade, é tudo contínuo. Existe então uma falta de comunicação entre quem desenha os programas e quem idealiza a avaliação (um é o ministério directamente e o outro o GAVE).
Bem, a ciência pode ser vista como uma pirâmide, embora pouca gente goste de ouvir isto assim, principalmente quando ainda não tem uma visão geral. A base é a matemática, que não é uma ciência, esta na realidade fornece as ferramentas para as outras ciências trabalharem. A seguir vem a Física, que usa a matemática para descrever a realidade, depois a química, que se cruza em várias partes com a física (termodinâmica) para descrever as substâncias, numa escala maior e as suas interacções. Então é que vem a Geologia e a Biologia.
Vamos a exemplos porreiros de como a ciência é do catano.
Já devem ter ouvido falar em “coloides”. Na continuidade que existe na realidade, a barreira entre o estado líquido e sólido não é então linear, e existem substancia que não são nem uma coisa nem outra. O citoplasma é um exemplo. E este filme exemplifica um coloide, que para além de servir para pôr dar um murro na cara de Newton (é um fluido não Newtoniano porque desobedece à física clássica) pode ser facilmente preparado em casa:



E depois há ferro fluidos, que é mais magia que física. Não, na realidade a Física é que cada vez demonstra que o velhinho método científico tem as suas falhas, e que o mundo é muito mais fascinante do que o nosso senso comum (nascido numa visão tridimensionar do mundo, com uma linha temporal linear) também tem falhas.





E para descomprimir que tal um vislumbre do fim dos tempos?

http://www.telegraph.co.uk/news/picturegalleries/picturesoftheday/5443342/Pictures-of-the-day-4-June-2009.html?image=1

Já fazem lanças, deitam abaixo redes de fibra óptica, roubam doces a crianças, fazem apagões e agora “voam” com planadores. Eles vêm aí!

Sem comentários: