Naruto concretamente uma salsicha de peixe.
Devem conhecer uma coisa que se vende nos super mercados chamada de “delícias do mar”, pois bem, isso é baseado numa receita japonesa: Surimi. Podem ler bem a embalagem, porque por vezes vem lá mesmo assinalado esse nome.
Estas salsichas são confeccionadas fazendo um puré com vários peixes. Esta pasta de peixe é depois moldada em barras e cozida em vapor.
Normalmente há a variedade Branca e a Vermelha. Quando se confecciona uma salsicha de peixe mista (com as duas cores) esta obtém o nome de Kamaboko.
Um dos locais famosos pelas suas Kamaboko é a cidade japonesa de Naruto. Esta cidade fica perto do estreito que separa as duas das grandes ilhas do arquipélago, Honshou e Shikoku. Isto faz com que a cidade seja palco de um raro espectáculo: Naruto no Uzushio, os remoinhos de Naruto.
Ora bem, isto é uma grande atracão turística, desde há muitos anos. Como tal, a Kamaboko feita nesta cidade apresenta a parte vermelha em forma de espiral no centro e é chamada de Naruto, ou Narutomaki.
Mas depois da manga da semana passada acho que já toda a gente sabe…
De qualquer modo é importante ter em conta como os fenómenos naturais, a paisagem e o ciclo das estações influenciam a cultura humana. Alguns de forma directa e anunciada, outros através de pequenas coisas do dia-a-dia que pouca gente repara nelas.
Sabiam que o mineral que era usado para dar a cor azul nas janelas típicas alentejanas é um repelente natural de insectos? As janelas não se pintam de azul à volta pelo estilo, é por utilidade. Claro que com o tempo muitos se esqueceram e agora pintam de amarelo ou compram as tintas em lojas, pelo que já não funciona…
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário