sexta-feira, 15 de maio de 2009
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Magmatismo
E as apresentações do Magmatismo, que são menos:
E aqui está o link para os add-ons do Google Earth para obter informação de Vulcões:
http://www.volcano.si.edu/world/globallists.cfm?listpage=googleearth
Magmáticas 1
View more presentations from kamen.
Magmatismo 2
View more presentations from kamen.
E aqui está o link para os add-ons do Google Earth para obter informação de Vulcões:
http://www.volcano.si.edu/world/globallists.cfm?listpage=googleearth
Etiquetas:
geologia,
magma,
magmatismo,
minerais,
Rochas
Update Geologia
Update Geologia
Rochas Sedimentares.
Aqui estão as apresentações. Como as aulas foram algo atribuladas, a mesma apresentação acabou por ter várias versões. Aqui ficam todas.
Aconselho a que saquem os ficheiros, e com o apoio do que aprenderam nas aulas acrescentem os vossos próprios apontamentos nos acetatos.
Se tiverem alguma dúvida, podem aqui a deixar!
Rochas Sedimentares.
Aqui estão as apresentações. Como as aulas foram algo atribuladas, a mesma apresentação acabou por ter várias versões. Aqui ficam todas.
Aconselho a que saquem os ficheiros, e com o apoio do que aprenderam nas aulas acrescentem os vossos próprios apontamentos nos acetatos.
Se tiverem alguma dúvida, podem aqui a deixar!
ApresentaçãO1
View more presentations from kamen.
ApresentaçãO2
View more presentations from kamen.
ApresentaçãO3
View more presentations from kamen.
apresentação rework
View more presentations from kamen.
Etiquetas:
geologia,
minerais,
Rochas,
sedimentares
terça-feira, 10 de março de 2009
Jornal da Ciência
Desde praticamente o começo do ano tem estado na entrada da escola um placard com notícias de ciência. As notícias vão sendo intervaladas entre BG e FQ.
O que aconteceu recentemente é que foi chato. Durante a semana passada o cartaz foi vandalizado, arrancado do sítio e colocado no lixo. Ainda foi possível recuperar o placard do lixo, mas já não estava em condições.
Isto é francamente triste e um estagiário acaba por perder a vontade de continuar com a iniciativa. Dantes um estagiário ainda recebia dinheiro durante o estágio, agora não. Agora temos de continuar a pagar propinas e não recebemos um chavelho. Ou seja, todo o material que um professor estagiário usa, oferece ou traz para a aula sai-lhe do bolso. Então, estando quase a tempo inteiro na escola, e ainda a pagar a universidade, refeições e um quarto alugado, de onde vem o dinheiro? Esse é um problema a que ninguém de direito ou em lugar de poder de decisão quer responder ou arranjar alternativas ou apoios. Os estagiários vão prescindindo de certas coisas, cortando aqui e ali, deitando a mão às poupanças e… O placard da ciência era um exemplo de uma coisa que, para além de tempo e dinheiro tinha alguma paixão ali por detrás. Depois de ver como foi tratado fica a pergunta: Vale a pena?
Recomeçar implicaria mais tempo e dinheiro, e tendo os vândalos ficando impunes, facilmente, por terem escapado com destruição de propriedade privada dentro de um recinto escolar, iriam rapidamente tentar fazer a mesma coisa.
O que aconteceu recentemente é que foi chato. Durante a semana passada o cartaz foi vandalizado, arrancado do sítio e colocado no lixo. Ainda foi possível recuperar o placard do lixo, mas já não estava em condições.
Isto é francamente triste e um estagiário acaba por perder a vontade de continuar com a iniciativa. Dantes um estagiário ainda recebia dinheiro durante o estágio, agora não. Agora temos de continuar a pagar propinas e não recebemos um chavelho. Ou seja, todo o material que um professor estagiário usa, oferece ou traz para a aula sai-lhe do bolso. Então, estando quase a tempo inteiro na escola, e ainda a pagar a universidade, refeições e um quarto alugado, de onde vem o dinheiro? Esse é um problema a que ninguém de direito ou em lugar de poder de decisão quer responder ou arranjar alternativas ou apoios. Os estagiários vão prescindindo de certas coisas, cortando aqui e ali, deitando a mão às poupanças e… O placard da ciência era um exemplo de uma coisa que, para além de tempo e dinheiro tinha alguma paixão ali por detrás. Depois de ver como foi tratado fica a pergunta: Vale a pena?
Recomeçar implicaria mais tempo e dinheiro, e tendo os vândalos ficando impunes, facilmente, por terem escapado com destruição de propriedade privada dentro de um recinto escolar, iriam rapidamente tentar fazer a mesma coisa.
domingo, 8 de março de 2009
Limpar o Pó
Isto estava desactualizado, mas com força. Desde o ano passado que não fazia uma actualização. A Maria João ainda fez umas, mas agora que está de baixa de maternidade ainda ia passar mais tempo sem poder por aqui passar. Quer dizer, até pode passar por aqui e escrever alguma coisa, como vai, e como vai o bebé dela, mas não precisa. Eu no entanto, que ainda estou em activo no estágio, e que esta iniciativa conta para a minha nota e desempenho é que não me posso desleixar muito mais. Ainda tive desculpa por ter tido umas aulas para dar e preparar, depois o dia do patrono, mas agora que só volto a dar aulas para depois da Páscoa…
Desde já peço desculpa por não ter colocado as apresentações mais recentes por aqui, acho que isso teria sido correcto, tendo em conta o teste que fizeram com toda a matéria de Biologia.
De qualquer modo, durante esta semana as coisas serão corrigidas.
O dia do patrono foi interessante e tive algumas ideias para alguns posts que estou para colocar aqui.
Achei estranho não haver actividade nenhuma relacionada com filosofia… Matemática que é algo mais aborrecido tinha, mas filosofia não. Talvez seja a falta de popularidade (boa ou má), mas se fosse tão popular como, digamos, futebol, as coisas seriam diferentes, basta ver:
E uma aproximação ao mesmo problema, mas desta vez nacional.
Desde já peço desculpa por não ter colocado as apresentações mais recentes por aqui, acho que isso teria sido correcto, tendo em conta o teste que fizeram com toda a matéria de Biologia.
De qualquer modo, durante esta semana as coisas serão corrigidas.
O dia do patrono foi interessante e tive algumas ideias para alguns posts que estou para colocar aqui.
Achei estranho não haver actividade nenhuma relacionada com filosofia… Matemática que é algo mais aborrecido tinha, mas filosofia não. Talvez seja a falta de popularidade (boa ou má), mas se fosse tão popular como, digamos, futebol, as coisas seriam diferentes, basta ver:
E uma aproximação ao mesmo problema, mas desta vez nacional.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
diversidade
olá a todos! 
cá vai a imagem em .jpeg:

como sabem tenho tentado inserir o .ppt (via slideshare) desta brochura e não tenho conseguido
:(
como irão precisar do ppt para refazer os vossos grupos (sabem do que estou a falar, verdade?), vou-vos indicar o site da slideshare onde tenho colocado o material das minhas aulas:
http://www.slideshare.net/biomaia
assim, vão lá directamente e fazem o download do ppt; da mesma maneira, saquem a minha apresentação da aula dos sistemas de classificação, vale?
se quiserem, podem também trazer uma pen para a aula de 6ª feira, que eu passo-vos directamente estes documentos!
sejam criativos a fazer o novo agrupamento!
bom trabalho!
Etiquetas:
11º ano,
biologia,
powerpoint,
sistemas de classificiação,
trabalho de grupo,
unidade 8
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
boas festas!
não podíamos deixar passar esta data sem postar umas saudações natalícias...
divirtam-se e descansem muito nestas férias que pró ano há mais!
divirtam-se e descansem muito nestas férias que pró ano há mais!
Subscrever:
Mensagens (Atom)