quarta-feira, 5 de novembro de 2008

O queijo mais “forte” do mundo




Este é o queijo mais forte do mundo. É tão forte que é proibido na Sardanha, que, numa estranha coincidência, é o único sitio que o produz.
Quem sabe de queijo, sabe que há queijos ditos “picantes” que por vezes, se forem fortes, só o cheiro chega para trazer lágrimas aos olhos.
Ora bem, este Queijo, o “Casu marzuda” Sardenha é muito mais forte, pois tem um poder extra, este é o mítico queijo das lagartas. Para ser mais preciso, das larvas de mosca. Dentro deste queijo existem larvas de uma mosca, a “Piophila casei”. As larvas de mosca são decompositores, por isso aceleram a degradação das proteínas e lipidos do leite, transformando-as em algo que o simples processo de fabrico de queijo não é capaz. Será que vale a pena referir que“Casu marzuda” quer dizer queijo podre?
As larvas são capazes de saltar, de modo que dá jeito proteger os olhos enquanto se come este queijo, pois é tão forte que as larvas tentam fugir sempre que têm hipótese, e fazem-no saltando.
O queijo é proibido precisamente por causa das larvas. Estas são tão resistentes que resistem à digestão. O seu aparelho bocal é tão forte que muitas das vezes, passado o estômago, tentam provocar as paredes do intestino, provocando assim dores abdominais, vómitos e diarreia com sangue.
O próprio queijo tem vergonha de si mesmo, pelo que liberta uma exodação chamada de “lágrima”. Sim, ele chora por ser o que é, o Queijo mais “forte” do mundo.

Sem comentários: