quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto III

Influência da temperatura na determinação sexual dos crocodilos

O crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus) é o maior réptil existente na actualidade e pode ser extremamente perigoso para o Homem. Este crocodilo habita rios e estuários, mas também pode ser encontrado em zonas costeiras de mar aberto. Reproduz-se durante a estação húmida. As posturas são feitas em ninhos construídos em terra com lama e ramos, onde são enterrados 40 a 60 ovos, que levam cerca de 90 dias a incubar.
A determinação do sexo dos pequenos crocodilos é feita através da temperatura durante os primeiros dias após a postura: os machos são produzidos se a temperatura estiver em torno dos 31º C. Se as condições forem mais favoráveis, as crias serão fêmeas. A mãe permanece durante todo o período junto do ninho, apesar de não ter parte activa na incubação. Desenterra os ovos quando ouve o chamamento das crias e transporta-as para a água. As jovens crias podem ser caçadas pelos crocodilos adultos ou serem expulsas do território quando atingem o estado adulto ou o seu número aumenta excessivamente.
Os machos adolescentes deslocam-se para zonas de água salgada e percorrem as costas até encontrarem um rio que possam marcar como seu território. A maturidade sexual é atingida entre os 10 a 12 anos para o sexo feminino e aos 16 anos para o masculino.

Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/crocodili-de-água-salagada

Sem comentários: